Missão
A AGADIE tem por objetivos o estudo e debate das questões jurídicas e sociais relativas ao direito imobiliário, o aperfeiçoamento dos institutos jurídicos, da legislação vigente e dos projetos legislativos, a interpretação e aplicação do direito de forma equânime, o intercâmbio cultural e social com entidades congêneres e a defesa dos direitos e dos legítimos interesses dos associados.
Fundação da Entidade
Em fins da década de 1980, o Brasil atravessava fase extremamente difícil. Em 1988, foi promulgada nova Constituição.
O mercado imobiliário estava oprimido por forte intervencionismo estatal. Diante de uma inflação ápice de 84% ao mês, os aluguéis eram contidos e congelados por longos períodos, com graves prejuízos para os locadores. Neste contexto, havia uma exacerbação dos orgãos de defesa do consumidor e da Coordenadoria da Promotoria Criminal, que interpretavam de forma desequilibrada as Medidas Provisórias do Poder Executivo. Nenhuma empresa poderia prescindir de uma orientação segura e de assistência jurídica especializada e atuante.
Em novembro de 1989, o Presidente da AGADEMI - Associação Gaúcha das Empresas do Mercado Imobiliário, Dr. Aroni Becker, ilustrou a mobilização da comunidade fluminense na criação da Associação Brasileira dos Advogados do Mercado Imobiliário - ABAMI, presidida pelo insigne professor Sylvio Capanema de Souza e cujo estatuto previa a implantação de associações regionais em todos os Estados.
Com essa motivação, o Presidente Becker pôs em debate oportunidade de a comunidade gaúcha criar uma entidade própria, no afã de estudar o direito imobiliário empresarial e sua aplicação, visando seu aprimoramento. A comissão constituída pelos advogados Cláudio Walter Mattos Ferreira da Silva, Sandra Theresa Nunes da Silva, Maria da Luz Schaurich, Sérgio Roberto de Brito Canarim e Lauro Celi Xavier iniciou a mobilização, liderada pelo primeiro, Dr. Cláudio Walter. Foi criada, assim, a AGADIE - Associação Gaúcha de Advogados de Direito Imobiliário Empresaria, com a missão de congregar os advogados das empresas do ramo imobiliário, em qualquer de suas modalidades, e lutar pela aplicação equânime das normas jurídicas no âmbito do direito imobiliário. No dia 29 de maio de 1990, foi aprovado o projeto de estatuto pelos advogados que lotaram o auditório do SECOVI, na praça Bartolomeu de Gusmão, nº 38.
Em 28 de novembro de 1990, já registrado e arquivado o estatuto do Registro Civil das Pessoas Jurídicas, procedeu-se a eleição da 1º Diretoria efetiva da AGADIE, que ficou assim integrada: